Como contratar o website certo

Tenho recebido ultimamente muitos pedidos de orçamento onde as pessoas têm solicitado construção de website, mas muitas vezes não tem a certeza do que quer exatamente.

Uma das maiores dúvidas quando se trata de contratar a construção de um site é saber exatamente o que quer.
Um site institucional, uma landing page ou uma loja on-line é muito mais do que um simples site, cada um tem as suas especificidades, detalhes e objetivos propostos com resultados diferentes.

site institucional - dominico loia

Assim, a ideia é tentar ajudar empreendedores a entenderem as suas necessidades para assim iniciar a construção de um website que efetivamente venha de encontro aos seus anseios.

De um modo generalizado um website poderá ser institucional, quando se quer somente transmitir a imagem e objetivos da empresa ou pode ser um blogue quando se quer publicar artigos de opinião ou de interesse geral ou mesmo ainda uma loja online que é um espaço para se publicar e vender artigos físicos ou digitais entre tantos possíveis.

Outra possibilidade é já ter um site em funcionamento e criar uma landing page para angariar leads no mercado em que opera de forma a aumentar suas possibilidades de vendas.

Por isso vou deixar aqui um rápido resumo de cada modelo de website e espero que com isto possa ajudar nas definições do tipo de trabalho a contratar. E, desta forma facilitar a vida de quem quer contratar, como também para os profissionais da área que, com isto possam otimizar a comunicação entre ambos.

Site institucional

O que é, como estrutura-lo?

É uma página virtual, dinâmica ou estática que tem por objetivo divulgar as informações, serviços, produtos e a filosofia de uma empresa.


Ele deve ser simples, intuitivo, ter uma linguagem clara e de fácil compreensão para o público alvo.
Também pode ser usado para divulgar promoções, ações sociais entre outros.

site institucional-lee campbell
Quais páginas deve ter um site institucional?

Esta é uma pergunta complexa. Porque depende muito da categoria do negócio, do estilo desejado e da personalidade da empresa.
Porém, de uma maneira geral algumas páginas são essenciais:

  • Home ou página inicial,
  • Quem somos,
  • Produtos e serviços,
  • Contato ou fale conosco,
  • Blogue.

Nunca se esquecer de que estas páginas deverão ser sempre otimizadas, rápidas, com bons conteúdos e um design limpo e completo.

O que é uma loja online

Antes de mais, devo esclarecer uma pergunta que muitas vezes me é feita:

Qual a diferença entre um e-commerce e uma loja online?
e-commerce-mike petrucci

Um e-commerce em tradução livre significa comércio eletrónico. Isto quer dizer que toda e qualquer transação feita por meio eletrónico, seja ela em celulares, tablets ou computadores e que haja lugar a um pagamento por gateway para que a transação seja concluída, configura-se um e-commerce.

Já a loja virtual, é um site que pode conter uma ou mais páginas e nela o cliente poder efetuar compras de produtos ou serviços. Os produtos ou serviços são colocados dentro de um carrinho virtual e o pagamento pode ser feito através de transferência bancária, multi banco, cartão de crédito ou débito e MB Way. Os produtos ou serviços são entregues ao comprador de forma física, ou por e-mail em caso de produto digital.

Desta forma, devemos concluir que o e-commerce é a operação que faz o negócio na internet, enquanto a loja online é a vitrine online para o seu público ter acesso aos produtos e serviços.

Criar uma loja on-line, exige antes de qualquer decisão, criar um planeamento, mapear um nicho de mercado, analisa a concorrência, precificação, logística e marketing.

Blogue

 

O blogue é uma página web na qual é possível compartilhar os mais diversos assuntos. Pode ser um diário online, artigos de opinião, artigos técnicos ou mesmo histórias sobre assuntos do cotidiano.
Um blogue pode alavancar novas oportunidades de mercado se utilizado junto com uma estratégia de marketing. Isto é o marketing de conteúdo, que visa produzir conteúdos relevantes e que crie valor para o visitante. Este marketing de conteúdo tem por objetivo despertar no visitante o interesse pelos produtos expostos e leva-lo a jornada de compras.

blogue-conteudo

Um bom blogue tem que ter um conteúdo indispensável que é o texto.

É aqui que a comunicação deverá ser alinhada com o público alvo, pois do contrário não irá conseguir a atenção do visitante.
Além do texto, as imagens são sempre bem vindas. Muitas vezes um conteúdo rico em imagem ajuda a compreender melhor o objetivo do texto, levando o leitor de encontro ao que o conteúdo quer dizer.
Ainda poderá ser usado infográfico, áudio, vídeo ou slides de forma a apresentar o conteúdo.

Concluindo, o blogue é uma ferramenta de comunicação com uma estrutura muito livre e pessoal. É nele que a maioria das pessoas buscam informação sobre os mais diversos assuntos, produtos ou serviços.
Assim, ter um blogue pessoal ou para a sua empresa, poderá gerar resultados muito promissores.

Landing page

O que é, como funciona?

Uma landing page é uma página web cujo objetivo é fazer uma conversão de leads, ou seja, captar a atenção do visitante e fazer com que ele se torne um cliente. A landing page é também conhecida como página de aterrissagem, de captura de leads ou página de destino.
Estas páginas são projetadas para receber os visitantes, e direcioná-los a uma ação que pode ser clicar em um link e conduzi-lo à uma outra página web, fazer uma inscrição em uma lista de e-mails, ou solicitar uma oferta deixando os seus dados em um formulário de contato, ou mesmo comprar um produto.
Ou seja, o principal objetivo é converter o visitante em uma lead ou cliente, incentivando-o a tomar uma ação específica, como inscriçãoem um formulário ou efetuar uma compra.

O termo tem origem no idioma Inglês e pode ser traduzido como “página de aterrissagem”, que se tornou em uma excelente ferramenta para aumentar a conversão das empresas, conquistando leads e clientes durante o processo.

Diferente de outras páginas de destino de um site geral, as landing page são bastante otimizadas para a conversão.

Elas possuem uma mensagem clara, concisa e persuasiva com uma oferta interessante para o visitante que o obriga a uma ação.

Para isto é utilizado um design atraente, com informações precisas e cuidadosamente planeadas, onde se destaca os benefícios da oferta, onde geralmente se usa a escassez de quantidade ou tempo.

Ou seja, se quer fazer vendas diretas ou quer criar uma lista de e-mail(captação de leads) a landing page é o caminho mais acertado.

landing page

Bem, dito isto, espero ter deixado uma síntese do que é mais importante quando ser quer criar um website e assim dar algum insight para quem ainda tem dúvidas sobre qual página deve construir.

Espero que com estas pequenas dicas, eu possa ter ajudado a compreender melhor as diferentes páginas de um website.

O meu propósito é auxiliar o desenvolvimento de um projeto, para aqueles que ainda tem dúvidas sobre como começar.

Gostou deste artigo? Partilhe com um amigo a quem faça sentido.

Registe-se para receber novos conteúdos meu.

    Este formulário usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados são processados.

    Verified by MonsterInsights