O fantástico criador de sites para negócios

Quer saber porquê escolher o WordPress para criar o seu site?

Aqui vou falar um pouco sobre porquê criar com o  WordPress, se é a melhor opção, quais são as vantagens e contrapontos na sua estratégia de marketing.

Mas antes vamos saber um pouco sobre CMS, o que é? Preciso de um?

CMS é a abreviação de “content manager system” ou sistema de gerenciamento de conteúdo.
Como já deu para perceber, se você usa ou pretende usar ou ter um blog, se trabalha com conteúdos em diferentes idiomas, requer controle de versões para o seus conteúdos ou pretende fazer Inbound Marketing, o CMS é fundamental.
O CMS é uma ferramenta que permite a criação, publicação, modificação, gerenciamento e distribuição de conteúdos de um site sem a necessidade de conhecimentos técnicos profundos e sem ajuda de um profissional de TI. Ou seja, é o  CMS que permite que você faça o gerenciamento do conteúdo do seu site sem precisar de escrever centenas de linhas de códigos. Além disto, ajuda a estruturar o seu site permitindo o arquivamento de páginas adicionais e oferecendo um simplificado e intuitivo processo para gerenciar os conteúdos de uma página.

Então, porquê criar com o WordPress?
Bom, desvendando um pouco sobre o CMS, como saber se a sua empresa/projeto necessita de um?
Se ela se encaixa em alguns destes fatores abaixo, um CMS é altamente indicado:

  • Tem um Blog;
  • Tem um fluxo de trabalho de edição que depende de aprovação;
  • Trabalha com conteúdos em diversos idiomas;
  • Requer controlo de versões para os seus conteúdos;
  • Portais de notícias, entre outras possibilidades.

Portanto, se você já faz ou pretende fazer Inbound Marketing já percebeu que o CMS é primordial. Deste modo o WordPress é sem dúvida o mais famoso CMS dentre todos.
Existem outras opções no mercado como o Joomla, Drupal ou Magento que também tem os seus prós e contras, mas uma coisa é certa, o WordPress é o CMS mais utilizado no mundo chegando mesmo a ter mais de metade de todos os site no mundo. Só para se ter uma ideia, o WordPress é tão forte que até o Facebook/Meta Newsroom com todo o seu poderio técnico também escolheu o WordPress para o seu site de notícias internas.
Optar por usar o WordPress em seus projetos é uma ótima alternativa, pois ele possue imensos recurso e vantagens que vai beneficia-lo em vários aspetos, especialmente na otimização para os motores de busca.
O WordPress é uma ferramenta para criação de sites que oferece a maior liberdade de criação e configuração, com ele tudo é possível personalizar e configurar desde o design, segurança, temas, cores e até permissões de usuários.
Agora já percebemos a importância do WordPress pois até mesmo as grandes empresas optaram por adotar um CMS gratuito, fácil, confiável como o WordPress.

Afinal, porquê criar com o WordPress?

  1. Extremamente fácil de se configurar, não requer conhecimentos em HTML ou PHP ou outra linguagem de programação. Por exemplo, para adicionar uma nova funcionalidade no seu site, não é preciso escrever linhas de códigos, basta escolher o plugin ideal. Existem temas pronto com vários tipos de layout. Agora, se já tem conhecimentos em programação ou é ou tem um profissional de TI, pode sempre customizar o seu site e otimiza-lo para os motores de busca de uma forma mais personalizada.
  2. É uma ferramenta open-source, ou seja ela é gratuita por natureza e em consequência, existem muitos plugins, add-ons e temas disponíveis dentro da comunidade e isto facilita adicionar funcionalidades em seu site.
  3. Comunidade esta que dá suporte para as suas dúvidas e isto é uma das vantagens da plataforma. O suporte funciona muito bem graças a grande base de usuários dispostos a ajudar, comentar e sugerir melhorias partilhando experiências vividas.
  4. Por se tratar de uma plataforma de código aberto, o WordPress não deixa de ser um dos serviços mais seguros de CMS existentes.
  5. Os links permanentes ou permalinks, que seu conteúdo gera quando é publicado podem ser facilmente salvo pelos usuários e acessados em outro momento. Outra vantagem é o pinging, o WordPress avisa os robôs que indexam o seu conteúdo para que sempre que você postar um novo conteúdo eles venham analisar o seu site de novo, isto torna as buscas nos motores de pesquisas mais rápidas e eficientes. Além disto, há vários plugins para SEO que podem facilitar a otimização, basta para isto que conheça cada um e aplique aquele que faz mais sentido para os objetivos de seu site.
  6. É flexível, você pode escolher o tipo de site que deseja e que combine melhor com o seu tipo de negócio. É possível criar sites institucionais, blogs, lojas virtuais, portefólio, revistas online, portais de notícias e muito mais. Toda esta extensa flexibilidade e possibilidades são possíveis graças a sua grande quantidade de temas e plugins.

Contrapontos do WordPress:

É claro que não é só vantagens, há alguns senão que você precisa conhecer antes de se decidir pelo WordPress:

  1. Atualizações constantes, por ser uma plataforma de código aberto o WordPress está sempre em evolução assim como os plugins disponibilizados. Se deixar de atualizar o WordPress e seus plugins, o desempenho do seu site pode ficar comprometido e isto reflete-se no desempenho. Portanto, se não tens tempo ou não tem uma pessoa que possa se dedicar em acompanhar a evolução de seu site, é aconselhável ativar as atualizações automáticas e verificar periodicamente se os mesmos estão atualizado no painel de gestão do WordPress.
  2. Instalar é fácil, já modificar nem tanto. Se você quiser modificar um layout do site ou acrescentar um widget que não seja suportado por plugins já existentes, é possível, mas, precisará de conhecimentos técnicos. Entretanto, por ser tão popular e ter uma comunidade imensa poderá sempre contar com pessoas dispostas a ajudar. Isto vale ouro!
  3. Ter um código extenso prejudica o carregamento, o código fonte do WordPress somado aos códigos do tema utilizado mais pugins e customizações é bem longo e pode afetar a velocidade de carregamento. Uma forma de minimizar esse impacto negativo é estar atento e remover os plugins não utilizados diminuindo a sobrecarga.

Portanto, já vimos que o WordPress é o CMS mais popular do mundo, os seus recursos gratuitos e intuitivos colocam esta fantástica ferramenta no topo das mais utilizadas no mundo por marcas e usuários. Ela permite a hospedagem e gerenciamento de websites de uma maneira fácil e intuitiva sem necessitar de conhecimentos técnicos de programação e design, assim se você é um profissional de marketing ou tem tem um projeto e quer uma posição de destaque na Internet, aconselho a aprender e utilizar o WordPress a seu favor e assim disponibilizar conteúdos com eficiência ao teu publico alvo.

Assim, concluímos que, o WordPress é uma plataforma com milhões de possibilidades e muito fiável. Com ele você pode construir o seu site com confiança e muita segurança.

Com o WordPress, a liberdade é total para contar as suas experiências e expandir a sua marca , e o melhor,  o seu conteúdo, design e dados estarão sempre seguros e serão sempre seus.

Você estará no controlo, és livre de mudar quando quiser.

E você?

Já usa o WordPress como CMS em seu site?
Tem alguma dúvida ou sugestão?

Use a caixa de comentários, vou gostar de te ouvir.

Registe-se para receber novos conteúdos meu.

    Este formulário usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como os seus dados são processados.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    Verified by MonsterInsights